quarta-feira, 14 de maio de 2008

Coluna Alvinegra






14/05/2008









* Coritiba vem desfalcado para enfrentar o Figueirense, Édson Bastos e Dorival Jr encaram o ex-clube...

Uma boa notícia para nós alvinegros, o Coritiba irá vir enfrentar o Figueirense com a ausência de pelo menos 5 atletas, 4 deles estão lesionados e 1 foi expulso na última partida do time paranaense diante do Palmeiras, são eles: Keirrison, Jéci, Marlos, Leandro Donizete e Carlinhos Paraíba. Além da boa notícia de que 5 atletas não enfrentarão o Figueirense, a outra boa notícia é que o jovem atacante Keirrison não joga, o atleta é destaque do coxa, porém se lesionou na primeira rodada contra o Palmeiras no Couto Pereira, o jogador poderá ficar entre duas ou até três semanas sem atuar. Já o nosso furacão terá seu time completo para esta partida, além de jogar dentro de casa e ter o apoio da sua torcida. Édson Bastos e Dorival Junior já passaram pelo alvinegro e agora enfrentarão o ex-clube! Édson retorna a Florianópolis para enfrentar no Scarpelli pela primeira vez o clube que o projetou profissionalmente no país, já o técnico Dorival Junior teve uma ótima passagem no clube e deixou números importantes na história do Figueirense. Além do técnico Dorival Jr e do goleiro Édson Bastos, estão também no Coritiba os ex-alvinegros Léo e Thiago Silvy, porém acredito que eles não jogarão contra o Figueirense. Espero que no domingo tenhamos uma grande partida, e que a nossa torcida possa comparecer em massa pra deixar o espetáculo ainda mais bonito e também para fortalecer os jogadores dentro de campo, é isso aí.

* E os reforços?

Bom, sei que ainda está cedo para se cobrar sobre as "contratações", pois segundo entrevista do técnico Gallo, esta semana o clube teria novidade, ainda estamos na quarta-feira é claro, mas até agora não se viu movimentação nenhuma, não tivemos nenhum pronunciamento de contratação, será que a diretoria acha que o time atual está em condições ótimas de disputar o Brasileirão? só porque o time foi campeão estadual? só porque o time recentemente empatou de forma heróica com a Portuguesa no Canindé? é claro que não! todos nós sabemos que contratações devem sim serem feitas, até o técnico Gallo sabe disso e creio que a diretoria também sabe, temos um bom ataque e uma boa meia-cancha, temos um bom time, mas o time precisa de reforços sim e principalmente no sistema defensivo! o time está necessitando com urgência de reforços! acho que teriam de serem feitas pelo menos 5 contratações, um atacante, um volante, um lateral e dois zagueiros, é o que eu penso! ou quem sabe até dois laterais também! bom, o jeito é aguardar! vamos ver se até sábado teremos alguma novidade ainda esta semana como disse o técnico Gallo.

Foto: ClicRBS - Volante Élton
(à esquerda - Figueirense) e
atacante Christian (à direita -
Portuguesa)
disputam bola aérea.

* Gallo está preocupado com o sistema defensivo!

Em entrevista ao Grupo RBS, Gallo falou sobre a sua preocupação com o sistema defensivo e principalmente com os gols sofridos em jogadas aéreas: " Temos que ter cuidado para não tomar esse tipo de gol, temos que ter um pouco mais de equilíbrio nas bolas paradas, que têm sido um problema para a gente. A bola aérea é uma preocupação e a gente tem trabalhado muito. Vamos inchar a cabeça deles essa semana para ver se dá resultado." disse Gallo, o zagueiro Felipe Santana concordou com o técnico: " Temos que trabalhar incessantemente esse aspecto para que não venha a sofrer mais esse tipo de gol. " Aí eu me pergunto, como pode esses zagueiros de ótima altura ter esse problema na zaga de tomar gols aéreos? vejamos, Felipe Santana tem 1,92 m, Asprilla 1,82 m e Leandro Makelele 1,85 m, além disso tem os reservas Bruno Perone que tem 1,91 m, Michel Schmöller de 1,84 m e o zagueiro Tiago Prado que ainda não pode atuar mas tem 1,87 m. Mas enfim, já que a preocupação é com os titulares, no caso Felipe Santana e Asprilla, eu volto a repetir e deixo a pergunta no ar: Como pode zagueiros tão altos tomarem gols em jogadas aéreas? caras que são profissionais, treinam direto e tem esse atual problema! além de mim, quem está tentando descobrir isso, são os próprios atletas e principalmente o técnico Gallo, a meta do treinador é achar uma maneira de a zaga ter um bom desempenho nas bolas aéreas. Será que reforços resolveriam este problema? ou será que o próprio treinamento dará um jeito nisso? pois pode ser falta de atenção, posicionamento errado, vejamos na foto ao lado o volante Élton em disputa de bola aérea com o grandão Christian, 6 centímetros são o suficiente para definir um lance pelo alto, por isso os marcadores são escalados conforme sua altura e por isso a equipe treina posicionamento e as famosas táticas para tentar impedir os bons cabeceadores de subir ao cabeceio com liberdade.

Nenhum comentário: