Figueirense F. C.








 FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE

Associe-se! Jogue Junto!

História - Fundação
 
A história do alvinegro está associada aos sonhos de um jovem desportista e seu grupo de amigos, que além de entusiastas do remo e do futebol, são motivados pelo desejo comum de criar um novo clube de futebol para a capital. No início do século XX esse jovem ousado, passou a propagar entre seus amigos e demais simpatizantes do futebol, a idéia de criação de um novo clube de futebol na capital dos catarinenses, justamente no momento em que o futebol de Florianópolis e região apresentava-se em declínio com o desaparecimento de algumas agremiações.

Foi da determinação e ideal de Jorge Albino Ramos que nasceu a idéia de fundar o Figueirense Futebol Clube. A única coisa que ele não previa na época, é que o recém fundado, mais tarde pudesse se tornar o mais vezes campeão do estado e uma das forças do futebol brasileiro. Seu primeiro passo foi conquistar a simpatia de seus conterrâneos e igualmente admiradores do futebol, que naquela época já contava com vários clubes no País, especialmente nas capitais dos principais estados. Os parceiros iniciais que formaram um seleto grupo, que tinha em comum, a paixão pelo futebol, foram: Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis.

Com dia e hora marcada para o encontro, em maio de 1921, o grupo que se reunia para as costumeiras conversas sobre futebol, agora eram focadas na criação do novo clube de futebol para capital. Com o cenário da Praça XV de Novembro, os bate-papos do dia-a-dia regados ao delicioso cafezinho dos tradicionais bares do centro de Florianópolis, tinham na sua pauta decisões importantes como a escolha do nome para futura agremiação, suas cores,sede, nomes e cargos da primeira diretoria.

Já no início do mês de junho, João Savas Siridakis, mais conhecido como Janga, defendia a idéia de que o clube deveria chamar-se Figueirense. Defendia tal nome porque muitos dos encontros que tratavam da criação da nova agremiação, aconteciam na localidade da Figueira, situada nas imediações das ruas Conselheiro Mafra, Padre Roma e adjacências, local onde persistiu por muito tempo uma bela e robusta figueira que certamente também colaborou para a inspiração de Janga. Os parceiros da idéia definiram o dia 12 de junho como a data que marcaria a fundação da nova sociedade esportiva. Com a data da fundação, o próximo passo foi dado pelo Senhor Ulisses Carlos Tolentino, amigo dos idealizadores, que ofereceu sua residência localizada na rua Padre Roma, 27 para a realização do tão esperado encontro. Com data e local, o grupo logo tratou de ultimar os preparativos para a solenidade e cada um acabou ganhando sua função na histórica reunião, que tomaria as providências necessárias para a criação da nova agremiação.

O livro onde seria redigida a ata de fundação foi prontamente providenciado por Balbino Felisbino da Silva, cabendo a Jorge Ramos, Domingos Veloso e Janga convidarem os demais participantes do encontro além de, em conjunto com o anfitrião Ulisses Tolentino, estabelecer o horário das 19 horas para o início da reunião.

A formação da primeira diretoria aconteceu antecipadamente, com uma reunião preparatória no dia 11 de junho, na barbearia de Jorge Ramos, então situada na esquina das ruas Pedro Ivo com Conselheiro Mafra. Foi nessa mesma reunião, que aconteceu a adesão de João dos Passos Xavier ao grupo. Xavier, que após tomar conhecimento do movimento para fundação de uma equipe de futebol e das pessoas que lideravam tal intento, prontamente acolheu a idéia. O recém chegado João dos Passos Xavier, logo foi convidado pelo grupo para assumir uma posição de destaque, já que segundo decisão do grupo o cargo de presidente estava reservado a ele. Feito o convite a resposta foi afirmativa: " Aceito, porque nenhum figueirense pode deixar de acompanhar seus colegas em ocasiões precisas".

Depois de definidas as atribuições e de nomeado o futuro presidente, chega o tão esperado dia da reunião na residência de Ulisses Tolentino, que daria início a fundação do glorioso clube alvinegro. Com muita motivação e na hora marcada, por volta das 18h30min, os primeiros participantes chegam a reunião que contou com a presença dos Senhores: João dos Passos Xavier, Ulisses Carlos Tolentino, Heleodoro Ventura, Higino Ludovico da Silva, Jorge Albino Ramos, Balbino Felisbino da Silva, Domingos Felisbino da Silva, Bruno Ventura, Jorge Araújo Figueiredo, Domingos Joaquim Veloso, João Savas Siridakis, Carlito Honório Silveira da Silva, Leopoldo Silva, Raimundo Nascimento, Pedro Xavier, João S. Manoel Xavier, Alberto Moritz, Delgídio Dutra Filho, Agenor Póvoas, Joaquim Manoel Fraga, Pedro Francisco Neves e Walfredo Silva.

O domingo de outono do dia 12 de junho, fica então marcado na história do Figueirense, pelo acontecimento da reunião que deu início à fundação da sociedade que tomou o nome de FIGUEIRENSE FOOT BOOL CLUB.
Coube a Jorge Albino Ramos presidir a primeira reunião, que escolheu por aclamação os seguintes nomes para compor a primeira diretoria:
Presidente: João dos Passos Xavier
Vice-Presidente: Heleodoro Ventura
1º Secretário: Balbino Felisbino da Silva
2º Secretário: Jorge Felisbino da Silva
1º Tesoureiro: Jorge Albino Ramos
2º Tesoureiro: Jorge Araújo Figueiredo
Orador: Trajano Margarida
Guarda Esporte: Higino Ludovico da Silva
Depois de empossada a diretoria, o presidente eleito pelo grupo João dos Passos Xavier, fez o uso da palavra, ressaltando a dedicação do Senhor Jorge Albino Ramos em liderar o movimento para a fundação do Figueirense F.C., no momento em que o futebol em Florianópolis apresentava-se em decadência com o desaparecimento do Grêmio Anita Garibaldi. Na oportunidade, agradeceu ao Senhor Ulisses Carlos Tolentino por ter liberado as dependências de sua residência, enaltecendo a presença de numeroso grupo de simpatizantes.

A Bandeira:








 


Hino Oficial Figueirense Futebol Clube
Avante FIGUEIRENSE
Pra frente Furacão
S'embora esquadrão de aço
És tesouro do meu coração
Tua torcida é garra, é empolgação
Vejo em ti pujança
De um grande esquadrão
Por ti torcemos
Por isso somos alvinegros
A força do Scarpellão
Por ti torcemos
Por ti vibramos
FIGUEIRENSE
És o nosso campeão
A TORCIDA
Ao longo da existência do Figueirense, sua torcida vem dando exemplos de paixão e fidelidade ao time, sendo classificada como a mais apaixonada de Santa Catarina.  A fiel torcida alvinegra que acompanha o time em todos os momentos, contribui de forma expressiva para incentivar o time em todas as suas jornadas.
Os dados divulgados nos últimos quatro anos demonstram a expressiva presença de público nas partidas realizadas no Estádio Orlando Scarpelli, em todas as competições.
Em Santa Catarina o “furacão do estreito” como é conhecido, é responsável por médias superiores a 50% do público presente nos estádios de futebol da capital e do interior.
Já na década de 80, essa fidelidade foi reconhecida pela imprensa esportiva que concedeu ao clube o título de “mais querido de Santa Catarina”, slogan propagado até hoje.  
Em junho de 2008, o Instituto Mapa divulgou a pesquisa Top Of Mind, que apontou a marca “Figueirense” como a mais lembrada em Santa Catarina no segmento time de futebol, com 21% das preferências. Na Grande Florianópolis, o Clube, alicerçado no projeto de conquista do coração do público infantil, detém a preferência de 56% dos torcedores.
Ainda em 2008, durante o estadual a torcida garantiu ao clube o título de campeão também nas arquibancadas, por ter a maior média de público e renda no campeonato, em jogos no Orlando Scarpelli. Ciente da importância de trazer o torcedor para o estádio, o clube retribui ao torcedor realizando significativas melhoras na infra-estrutura do estádio, facilitando o acesso ao torcedor e promovendo um ambiente seguro e agradável.
Não só em nível estadual o clube tem se destacado. Nacionalmente a sua torcida já vem ocupando um importante espaço no cenário esportivo brasileiro. A Revista Placar atribuiu o título de “Caldeirão do Brasil” ao estádio Orlando Scarpelli, de propriedade do Figueirense, devido ao maior percentual de ocupação entre todos os estádios das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série ‘A’ 2002, com 49%. Feito esse que vem se repetindo ano a ano.
Com amplo quadro de associados, a torcida do Figueirense, considerada jovem, vem se renovando a cada temporada. O crescimento do número de torcedores alvinegros vem sendo estimulado pela implementação de projetos, tais como: “Torcedor do Futuro”, “Recém Nascidos Alvinegros”, além de um amplo plano de relacionamento com os associados.

Hino Torcida Figueirense Futebol Clube
Vencer ... vencer ... vencer ....
Figueira ... Figueira ...
A tua glória é lutar
E a tua vitória
Tanta alegria nos dá
Tu és o mais querido
És um colosso, é forte de fato ...
Vamos, meu Figueirense
Vencer este campeonato
Tua bandeira quero ver tremular
Com as cores preto e branco sempre a triunfar
E a tua força, mostre no gramado
Meu FIGUEIRENSE adorado
Teu patrimônio é um mundo de riquezas
Com obras de emérito valor
Tens a torcida mais fiel do nosso Estado
Figueira, eu te amo com fervor
* Dados retirados do site oficial do Figueirense, saiba ainda mais sofre o Furacão do estreito acessando a página oficial do clube: 


HTTP://WWW.FIGUEIRENSE.COM.BR