quinta-feira, 24 de abril de 2008

Coluna Alvinegra






24/04/2008


* Memória: Orlando Scarpelli...

"Visionário e empreendedor, Orlando Scarpelli pensava o futebol de forma moderna e empreendedora, nasceu em São Paulo no dia 15 de Junho de 1912, ele tinha visão de homem de negócios e foi principalmente essa característica que lhe garantiu posição privilegiada na história do Figueirense." Retirei esse trecho da matéria publicada na revista de 80 anos do Figueirense, edição de ano 3 - nº 8 - Junho/2001, e por fim achei interessante relembrar do homem que nos fez a doação do terreno na qual hoje se localiza nosso glorioso Estádio. A inauguração do Estádio Orlando Scarpelli aconteceu no dia 12 de Junho de 1960, e o público recorde do Estádio aconteceu no dia 24 de Setembro de 1975 na partida de Figueirense 0 X 1 Vasco/RJ com público de 26.660, porém segundo outras informações que obtive foram 30.000 torcedores. Atualmente o palco dos jogos do alvinegro têm capacidade para 19.908 pessoas, mas com um projeto futuro, o estádio poderá ganhar gigantesca modernidade e aumentar sua capacidade para até 40.000 pessoas, além de poder sediar uma Copa do Mundo, caso Florianópolis seja uma das cidades escolhidas. O Estádio atualmente é preenchido completamente com cadeiras numeradas, conta com um número de 6 portões de entradas, 5 setores sendo um deles coberto e ótima estrutura para abrigar sua estrutura administrativa, jogadores e torcedores. Acho que o empresário Orlando Scarpelli nunca deverá ser esquecido, pois foi uma pessoa que acreditou e pensou no futuro do clube e do estádio e temos que concordar, ele realmente era um homem de visão! o nosso muito obrigado Orlando Scarpelli!

Segue abaixo algumas fotos importantes que ficaram marcadas...

> 1950 - Foto aérea do Estádio Orlando Scarpelli, de autoria de Waldemar Anacleto.







> 18/07/1972 - Cobertura das sociais do Estádio.








> 1972 - Comemoração do título estadual.









> 1972 - Solenidade de entrega de faixas ao Campeão Catarinense.






> Maio de 1973 - Construção da "Coloninha" (geral)








> Maio de 1973 - Construção das arquibancadas metálicas.



> 1973 - Tomada Aérea - Construção das arquibancadas metálicas.









> 2008 - Estádio na atualidade.



Clique nas imagens para ampliar.






* Gallo... chegou a hora da verdade!

Nesta manhã os jogadores retornaram aos treinos seguindo com a preparação para a partida de Domingo, segundo informações Alexandre Gallo busca a melhor formação para a partida contra o tigrinho de bengala e de forma especial. Com informações buscadas no site Rádio Difusora, o setor ofensivo alvinegro já está definido com: Wilson; Bruno Perone, Fellipe Santana e Asprilla; Léo Matos, Diogo, Cleiton Xavier e César Prates. O meia Rodrigo Fabri e Wellington Amorim, que voltam de lesão, devem retornar ao time. Se Gallo optar por uma equipe com apenas um atacante, Fernandes permanece na equipe, com Rodrigo Fabri jogando mais adiantado. Se a escolha for jogar com dois homens de frente, Edu Salles é quem parece estar mais perto da vaga no time titular. Outra opção também seria jogar com apenas dois zagueiros. O treino que define a equipe acontecerá na tarde desta sexta-feira.
Enfim, o que acho, é que neste domingo poderemos novamente analisar o comportamento do treinador na partida, iremos torcer para que o técnico Alexandre Gallo tenha de vez acertado a equipe! iremos torcer para que os erros não aconteçam! iremos torcer para que as alterações sejam feitas corretamente... Enfim, este Domingo será o grande dia! será a hora da verdade! nós torcedores alvinegros esperamos ver uma bela partida, esperamos que o time volte a atuar como atuou no primeiro turno! jogando bem, vencendo e convencendo!







Um comentário:

cassio disse...

Estive presente no jogo entre Figueira e Vasco, a arquibancada estava tão cheia que o pessoal pulava para a geral (coloninha). Num certo momento do jogo, parte das grades que separavam a coloninha das arquibancadas cedeu e, como era um garoto, com 15 anos, assisti o jogo sobre a grade caida. Sinceramente, o estádio estava tão cheio que não cabia mais nem uma alma. rsrsrs Vendo as fotos de 1972, lembrei do Major Ortiga, que foi um outro grande balouarte do Figueirense. Revolucionou a época, colocando o Figueira na série A do brasileiro, dando visibilidade nacional ao clube.