quarta-feira, 16 de abril de 2008

Curiosidade






16/04/2008

VOCÊ SABIA?


*A Figueira

Você sabia que a inclusão da Figueira, como símbolo ilustrativo no escudo do clube foi oficializada no dia 20 de Outubro de 1970. A constatação foi feita através do estatuto do Figueirense Futebol Clube publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. O principal dispositivo de regimento do clube foi publicado com 29 capítulos e 115 artigos. O capítulo XXIX, artigo 106, dá como oficial a adoção da árvore como parte integrante da insígnia do clube:
" O pavilhão do Figueirense será constituído por seis (6) faixas de cor preta e cinco (5), de cor branca, intercalados, com as iniciais F.F.C., no alto, no canto esquerdo, num retângulo branco, tendo no fundo uma figueira na cor verde, símbolo de sua denominação", definia o estatuto.
Vale lembrar que este escudo comentado no estatuto foi criado antes do atual símbolo, pois no atual são 6 faixas de cor preta e 6 faixas de cor branca num total de 12 faixas.

* Canção do "Figueirense" você conhece?

Embora o clube tenha oficializado seu hino apenas na década de 70 ("Avante Figueirense"), com a letra de Detto e Tuca, uma das preocupações, logo nos primeiros seis meses de existência, foi a de criar uma "canção" que identificasse melodicamente o clube. Tal iniciativa foi tomada pelo poeta, secretário do clube e funcionário do Palácio do Governo Trajano Margarida. Nascido em 1891 e falecido em 1946, ele teve a letra de sua composição publicada no Jornal República, de 24 de Dezembro de 1921, edição nº 947. Veja abaixo, a letra original da canção com as características ortográficas da época, mas que retratam até hoje a boa parte do perfil que identifica o clube, jogadores e a sua torcida.

CANÇÃO DO "FIGUEIRENSE"
Escripta e offerecida
por Trajano Margarida*

Nos campos do Sport
Nosso nome é querido
Entre todos é chamado, o forte,
Que a luctar nunca se vio vencido

Não temo, valente,
Com poder na lucta vence.
Aos seus pés a glória sente,
O tão glorioso "Figueirense"

Estribrilho

Com fortes "times", já luctamos,
E sentimos por isso o ideal praser.
Durante a lucta só pensamos
Em folgar, folgar, vencer.

Não há, não há, tão glorioso,
Que se iguale em valor,
ao "Figueirense".
Ninguém como ele é poderoso,
Que a luctar, supplanta, vence.

Nos campos, luctamos.
Com denodo e valor,
Rivaes fortes, sempre encontramos
Os quaes não, nos causam terror.

Aos ve-los, sentimos,
Em nossa alma o praser,
Da victoria a vós ouvimos,
Nos dizer, luctar, vencer.
(volta ao estribrilho)

* TRAJANO MARGARIDA (1891-1946) - Fez parte da diretoria do Figueirense como 1º secretário. Era poeta e funcionário do Palácio do Governo.
Fonte: Jornal República de 24/12/1921 - Edição nº 947

Nenhum comentário: