terça-feira, 31 de julho de 2012

3ª Participação na Copa Sul-Americana

A volta do alvinegro na Copa Sul-Americana
Último jogo do Figueirense na Sul-Americana foi em 2007 contra o São Paulo no Morumbi com placar em 1 a 1 que acabou classificando o time paulista na época para a segunda fase da competição.
Nesta quarta-feira que abre o mês de Agosto, será uma data histórica para o Figueirense que inicia a sua terceira participação na Copa Sul-Americana com o jogo de ida em Goiânia-GO no estádio Serra Dourada contra o Atlético Goianiense que é o adversário na competição. Este confronto marca o reencontro com a equipe goiana, primeiramente pelo fato de as equipes terem se enfrentado dia 19 de Julho em jogo válido pela 10ª rodada da série A com placar de 3 a 2 para os goianos, e segundo porque Hélio dos Anjos enfrentará então sua ex-equipe no qual foi o último clube que o atual técnico alvinegro treinou.

Nessa terceira participação alvinegra na Sul-Americana, o Figueira encara uma equipe mediana que pode ser comparada ao seu nível técnico "atual", muito diferente das outras duas participações no qual o alvinegro catarinense encarou os gigantes Internacional e São Paulo e que fez jogos de igual para igual mas que acabou não passando da primeira fase.

A primeira participação do Figueirense aconteceu em 2004, quando o clube comandado por Dorival Jr. encarou o Internacional com o primeiro jogo sendo em Florianópolis-SC e o segundo em Porto Alegre-RS. Na partida de ida o placar foi de 0 a 0 e já o segundo jogo teve o placar final de 1 a 1. Como na época o regulamento era diferente, a decisão foi parar nos pênaltis onde acabamos eliminados com vitória de 4 a 2 para os gaúchos.

A segunda participação alvinegra ocorreu no ano de 2007 e o adversário foi o São Paulo. O time treinado por Mário Sérgio na época, fez a primeira partida em Florianópolis-SC e o placar acabou sendo de 2 a 2, e no jogo que marcou a volta em São Paulo-SP no Morumbi, a partida terminou em 1 a 1. Já com o novo regulamento implantado, o São Paulo acabou se classificando pelo critério do gol marcado fora de casa e nós pela segunda vez fomos eliminados.

Nunca perdemos e nem vencemos em tempo normal em jogo válido pela Sul-Americana e também nunca iniciamos a competição com o primeiro jogo fora de casa, assim como nunca passamos da primeira fase. Será que agora com início do torneio jogando fora de casa haverá novidades e o Figueira fará diferente? essa competição é um bom motivo para os jogadores buscarem recuperar a auto-estima e a confiança para voltar a vencer mesmo com todas as dificuldades e a crise permanente que tomou conta do Scarpelli. A Sul-Americana é uma competição importante que dá uma vaga para a Libertadores e sem falar que trata-se de um título a nível internacional e por isso o investimento é muito válido.


Se passarmos da primeira fase, com certeza será motivo para comemorar. Primeiro por estar voltando a vencer e a buscar objetivos rumando novos horizontes e segundo porque teremos confronto internacional podendo jogar fora do país fazendo partidas importantes e demonstrando nossa força nos países vizinhos. Vamos ver o que acontece, quarta-feira é o dia, ficaremos ligados.

Nenhum comentário: