quinta-feira, 29 de março de 2012

Segunda derrota sofrida pelo Figueira

A segunda derrota está computada


Foto: ClicRBS - Sem Canuto, Ygor, Túlio, Roni e
Júlio César, Figueira perde a segunda no Catarinense
por 2 a 0 e para o Criciúma no Heriberto Hülse

Não assisti o primeiro tempo da partida desta quarta contra o Criciúma pois estava em aula, voltei pra casa ouvindo o jogo pelo rádio e peguei dos 24 minutos do 2º tempo em diante na tv, já em casa. Sem contar com jogadores importantes como o zagueiro Canuto, os volantes Ygor e Túlio, o meia Roni e o atacante Júlio César, o Figueira foi de mistão contra o time do sul do estado. Com essas ausências, Branco colocou o garoto Léo na lateral-direita, João Paulo Goiano assumiu a vaga na zaga ao lado de Sandro, Toró e Doriva fizeram a dupla de volantes, Botti e Deretti foram os meias e Luiz Fernando esteve como auxiliador de Aloísio no ataque.


Com excessão da busca pelo segundo turno, a luta pela fase constante obtendo a hegemonia no campeonato, o jogo não foi tão importante assim. Uma derrota normal, fora de casa, com desfalques e para uma equipe que vem em uma crescente e que hoje lidera o returno e é a segunda colocada na classificação geral, sem falar que o resultado atrapalhou o nosso maior rival que até então está fora da semi-final e vão nos enfrentar no próximo domingo e depois ainda pegam o Joinville em casa e o Metropolitano fora, vão ter que lutar muito pra classificar.

O Figueirense está tranquilo, é o líder na classificação geral, garantido na semi-final do campeonato, vice-líder do returno que ainda não está terminado e pode recuperar a liderança, tudo bem que temos um clássico pela frente, um jogo que é sempre complicado, mas, o Criciúma que é o líder atualmente vai ter chumbo grosso pela frente, joga com o Joinville na Arena, ou seja, na próxima rodada tudo pode acontecer.

A famosa frase de que clássico é clássico todos sabem, mas o Figueira precisa ser competente na próxima rodada, provar dentro de campo que é superior ao rival Avaí, que quem manda no nosso estádio somos nós e temos que portanto recuperar a hegemonia dos clássicos no Scarpelli, assim como no estádio deles no qual temos grande vantagem tendo vencido mais jogos do que eles e nos últimos anos a comparação de quem não vence na casa de quem, estamos na frente também. Respeito é importante, mas não podemos ficar acreditando em superstições e deixarmos de jogar.

A realidade do Catarinense


A realidade atual do Campeonato Catarinense é clara! esse comparativo não precisa nem ser analisado só pela classificação, basta analisar as equipes e os últimos jogos. Abaixo, minha análise de como está o campeonato hoje.


Quem luta pelo título:

Figueirense
- A bela campanha até aqui e a superioridade da equipe é evidente, o Figueira tem sem dúvidas o melhor time da competição e é o principal favorito ao título deste ano.

Criciúma
- O time vem em uma crescente, a classificação para a 2ª fase na Copa do Brasil deu uma animada boa na equipe que vem em uma boa série de jogos no estadual também, o Criciúma assumiu a liderança do returno e é o 2º colocado na classificação geral.

Joinville
- O JEC tem uma equipe competitiva e conta com a força da torcida na Arena que vem comparecendo bem e é considerada o melhor público do estadual, apesar de estar em 6º na classificação geral, o time ainda luta para buscar a vaga na semi-final através do returno onde é o 3º e no geral está apenas a 1 ponto do 4º colocado que é o Metropolitano.


Correndo por fora:

Chapecoense
- O time fez um belo início de campeonato, depois teve uma queda. No returno a campanha é regular, mas o que deixa a Chape na briga é a sua posição na classificação geral onde a equipe é a 3ª colocada, o time do Oeste vem brigando por fora ficando de olho nos líderes e torcendo pelo tropeço dos mesmos, as chances de título ainda são existenciais, o time tem muita força quando joga em casa.

Metropolitano
- O time esteve em alta no returno onde já esteve como líder, atualmente é o 5º com 10 pontos e na classificação geral o Metrô é o 4º com 1 ponto a frente de Avaí e Joinville, vem correndo por fora, brigando para chegar a semi-final, a esperança de buscar o título existe apesar de não ser tão grande as suas chances. O time é mediano, não deve chegar tão longe.

Avaí
- Apesar da queda de produção e os problemas de crise, o Avaí permanece na briga para buscar a classificação a semi-final, cumprindo esse objetivo, o time busca a tentativa pelo título, o time não é lá dos melhores, mas é considerado um daqueles que podem chegar e brigar devido também pela característica pela raça e tradição que possui no estado ao lado dos outros grandes.


Meros figurantes

Camboriú e Atlético Ibirama
- São meros figurantes na competição. O Ibirama até conseguiu pontos contra os importantes times, já o Camboriú apanhou, mas com tropeços ainda maiores de Brusque e Marcílio, o time conseguiu se manter. Os dois times recentemente subiram a divisão principal, e ambos buscam estrutura e a permanência na elite foi um dos objetivos conquistados pelos mesmos.


Rebaixados

Brusque e Marcílio Dias
- Não sei quem é pior! na pontuação geral, o time de Brusque-SC ainda é pior que o time de Itajaí-SC por 1 pontinho, mas o Marcílio teve a pior defesa do campeonato com 45 gols sofridos! barbaridade hein?! considerados os piores times do estadual, Brusque e Marcílio foram rebaixados na atual rodada e ano que vem configurarão a divisão especial do Catarinão.

Nenhum comentário: