sábado, 31 de março de 2012

Paz nos estádios

Que a paz reine nos estádios


Foto montagem / Blog - André Alves e Anderson
Ferreira, torcedores de Palmeiras e Guarani
respectivamente morreram em confronto de
organizadas
em clássicos com os rivais em SP.

As últimas notícias que tivemos dos últimos clássicos pelos estaduais não foram nada agradáveis. No clássico Corinthians X Palmeiras pelo Campeonato Paulista no último domingo 25/03, mais uma morte de torcedor aconteceu após uma briga entre torcidas organizadas dos dois clubes paulistas. A briga que aconteceu na Avenida Inajar de Souza, deixou torcedores feridos e o torcedor André Alves de apenas 21 anos, morreu após levar um tiro na cabeça, o jovem até foi levado ao hospital mas não resistiu aos ferimentos.

Outra morte de torcedor, aconteceu em Campinas-SP em uma quinta-feira dia 15 de Março, dias antes do confronto Corinthians X Palmeiras que ocasionou a morte de André, a divulgação só não foi maior por se tratar de dois times do interior e de menor expressão. O detalhe é que o clássico não era dos jogadores profissionais e sim um torneio das categorias de base da Ponte Preta e Guarani no estádio Brinco de Ouro da Princesa, a casa do Guarani. Anderson Ferreira, de 28 anos, era integrante da torcida organizada Fúria Independente do Guarani e foi espancado por torcedores da Ponte Preta após levar uma pedrada na cabeça, os criminosos são suspeitos de integrarem a Torcida Jovem da Ponte Preta, o assassinato de Anderson aconteceu na Avenida Ayrton Senna em Campinas. No último sábado 24/03, Ponte e Guarani se enfrentaram no Moisés Lucarelli em jogo do Campeonato Paulista.

Uma vergonha! até quando isso vai continuar acontecendo? é muita covardia! a Federação Paulista de Futebol proibiu as organizadas de Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta e Guarani de entrarem nos estádios do estado de SP. Infelizmente, os ocorridos são por conta das torcidas organizadas. Não sou contra as organizadas, são bonitas nas arquibancadas fazendo festa e apoiando seus times, são o estopim dos estádios, porém, se tornam "horríveis" por casos como esses e nem sempre há como punir só aqueles que fazem as barbaridades e aí as entidades são punidas e julgadas e aqueles que podemos considerar como boas pessoas, torcedores de verdade e que fazem um bom trabalho em nome das entidades, pagam o pato devido a esses "torcedores" infiltrados nas organizadas.

Nesse domingo teremos clássico no Scarpelli, espero que aqui possa ser dado o exemplo de como fazer um clássico bonito, com brincadeiras e provocações saudáveis e muita festa de ambos os lados, sem ocasionar fatos como esses de haver a perda da vida das pessoas. A Mancha Azul do Avaí foi punida ainda no início do campeonato e está proibida de entrar uniformizada nos estádios catarinenses por 3 meses, que fique de lição para todos e que as pessoas passem a pensar mais nos seus atos, que as pessoas abram mais as suas mentes para o mundo, vamos procurar fazer um mundo melhor, muita gente reclama da corrupção no país e que acontece também nos esportes, cobram coisas dos homens que comandam o Brasil, mas as primeiras atitudes tem que partir de nós mesmos, nós cidadãos de verdade é quem temos que dar o exemplo e aí podermos buscar os nossos direitos.

Que esses sujeitos que estragam e mancham a imagem das torcidas e do futebol, possam ser identificados e punidos! queremos paz nos estádios, queremos torcedores de verdade nas arquibancadas, queremos torcidas organizadas civilizadas que apóiem seus times e deixem as guerras para trás, isso é quase que impossível de acontecer é verdade, mas se cada um começar a fazer sua parte, tudo poderá começar a mudar e a melhorar, pensem nisso.


PAZ NOS ESTÁDIOS!

Nenhum comentário: