quarta-feira, 11 de abril de 2012

A paixão por um clube de futebol

Paixão, não tem explicação



Ouço muita gente comentar por aí que o clube pelo qual torce é melhor que o de ciclano pois tem mais títulos ou o do ciclano não tem títulos e por aí a discussão rola e o fulano se acha a última bolacha do pacote. A paixão por um clube de futebol não existe explicação, títulos? são apenas conquistas, vitórias, que trazem alegria, mas não é dessa forma que se mede a paixão ou o fato de um clube ser melhor do que o outro. O comparativo de um clube ser melhor do que o outro é muito complexo, é como uma escola de samba na avenida que possui vários quesitos a serem avaliados.


Um torcedor de verdade, é aquele que ama seu clube independente das conquistas, das vitórias e até mesmo da estrutura, afinal de contas, o amor por um clube de futebol é como por exemplo, um amor de pai com um filho onde não importa o que o filho se torne na vida, seja médico ou mendigo, jamais deixará de ser filho e de ser amado. É um amor incondicional! torcedor de verdade, é aquele que é fiel, que veste o manto sagrado do seu time com orgulho na vitória ou na derrota, é aquele que encara chuva, sol, frio, vento e seja o que for... é aquele que está presente no estádio seja de dia ou de noite com estádio tumultuado e cheio ou até vazio, com ingresso de arquibancada coberta ou descoberta, seja sócio ou comprador de ingresso de cambista, seja amistoso ou campeonato, seja primeira divisão ou até quarta... não importa! o torcedor fiel está lá na arquibancada cantando e apoiando ou então, marcando sua presença que seja e ele ama o seu clube até o fim.


A Ponte Preta, o clube mais antigo do país, não possui nenhum título de expressão! nem mesmo um Campeonato Paulista que seja, mas, possui sua massa, sua torcida fanática que a ama independente de qualquer coisa e isso é admirável e prova que não é o "tempo" que determina o que é cada clube, um exemplo disso é o Brasiliense que não tem nem 15 anos e já foi campeão brasileiro de série C e B.

É muito fácil "escolher" um clube para torcer e escolher aquele que é o que possui mais títulos, isso qualquer um pode fazer, o primeiro ponto positivo de um verdadeiro torcedor é aquele que valoriza suas origens, sua cidade e torce para o time do seu município, porque tem gente que é torcedor de televisão, rádio e internet e nunca bota os pés no estádio! vai ver por isso não sabem o grande valor da torcida por um clube, a história que cada torcedor possui junto ao seu time do coração.

Tem time hoje em dia que já foi campeão disso e daquilo, e o estádio está caindo aos pedaços, o clube está em dívidas, a torcida mal comparece, o clube está na segunda, terceira ou quarta divisão, alguns até são esquecidos e por aí vai... o que falar do Juventude? onde estão hoje no Brasileirão? nem na série B! o que falar do Paulista de Jundiaí que já conquistou a Copa do Brasil e hoje nem na série B está também! o próprio Brasiliense e etc... Títulos? são apenas conquistas e isso não torna um clube melhor do que o outro e muito menos a questão "torcida".... pare e pense antes de comentar algo! reflita, fica a dica.


PAIXÃO NÃO TEM EXPLICAÇÃO! E o que importa é que estaremos sempre de camisa e bandeira aonde for o Figueira!

2 comentários:

manoel bittencourt disse...

Olá Lucas! O texto é muito bom e emocionante, só não concordo quando vc diz q o torcedor de verdade e aquele q vai ao estádio apoiar seu time, sim concordo q o torcedor tem q comparecer ao estádio apoiar seu time, mas eu sou um torcedor fanático e nunca fui ao um estádio de futebol, gosto de assistir um jogo de futebol no conforto da minha casa torcendo para o meu time gritando o tempo todo e torcendo como estivesse num estádio de futebol, sempre acompanho meu time do coração, seja no radio, na tv, ou em qualquer rede de informação, sempre acompanhando meu time do coração! Nunca torci de verdade para outro clube q não seja o Figueirense Futebol Clube, sou Figueirense e não é pq eu não vou num estádio de futebol q eu não sou um torcedor apaixonado e fiel ao clube q eu amo! Sou Figueirense até morrer!

#ForçaFigueira Tu és minha paixão!

LUCAS disse...

Caro Manoel, obrigado pela sua participação aqui no Blog! gosto muito quando o pessoal participa e deixa seu comentário. Sobre a questão no qual você levantou, o que posso te dizer é o seguinte, se você nunca foi a um estádio de futebol, então vá! você vai ver e saber a diferença e quem sabe entenda melhor do que eu esteja falando. É igual ver um filme em casa e ir em um cinema! há grande diferencial! claro que em casa existe um conforto maior, porém, a diversão é totalmente diferente. Estar ali próximo do gramado, ver os jogadores em tempo real, a torcida cantando, o estádio todo vidrado, não tem preço e é muito inexplicável isso. Vou ao estádio desde quando era garotinho, com 3, 4 anos de idade já ía ao Scarpelli e acompanhei muita coisa do Figueirense, isso que tenho apenas 22 anos de idade. Respeito sua opinião e posso te dizer o seguinte, talvez você se considere tão torcedor quanto eu, acredito que só o fato de contribuir com o clube financeiramente, amar o clube, ir ao estádio, todos esses fatores podemos considerar "torcedor"... porém, existe um diferencial muito grande de quem vai ao estádio apoiar de perto, e quem vê apenas pela tv ou ouve pelo rádio, talvez eu não tenha colocado melhor a questão desse comparativo, mas, como você levantou a questão, o que posso te dizer é que ambos, somos torcedores, porém, temos diferenças grandes.

Um abraço e obrigado por acompanhar o Blog.