domingo, 8 de abril de 2012

Vale a pena comentar

Fernando Bastos, o mestre historiador


Foto Blog Manto Alvinegro - Ex-presidente do Avaí
em meio a 3 alvinegros! da esq. para dir. Vanessa,
Fernando Bastos, Blogueiro Manto Alvinegro e Francielly.

Sim, ele foi presidente do clube rival do nosso Figueira, é torcedor assíduo do Avaí Futebol Clube, mas não posso deixar jamais de comentar aqui sobre o grande Fernando José Caldeira Bastos ou simplesmente Fernando Bastos, aos 79 anos, uma pessoa de grande simplicidade, humilde e simpatia! advogado (formado em direito pela UFSC em 1955), político (Deputado Federal por 6 anos), ex-presidente de clube de futebol (Avaí em 1964 a 1966 e 1972 a 1973), historiador, personagem tradicional na ilha e até cantor. Decidi fazer essa postagem diferenciada para comentar um pouco sobre esse grande gênio que tive a oportunidade de conhecer.


Padrinho de minha namorada Vanessa Pacheco que é torcedora fanática do Figueira é claro e que sempre comentou comigo sobre o sr. Fernando Bastos, então no último final de semana tive finalmente a oportunidade de conhecê-lo em um aniversário da família dela.

Foi fantástico! conversei muito com o seu Fernando, sempre muito brincalhão e com um sorriso estampado no rosto, comentou muito sobre os antigos tempos do futebol de SC, várias histórias e até mesmo dos seus momentos marcantes na presidência do Avaí, da amizade com o antigo presidente do Figueirense, o seu Ortiga, no qual tinha grande amizade e que na época não era visível e sim passado ao público a imagem de que eram inimigos, e também falou sobre coisas inimagináveis que fiquei sem palavras, sem acreditar.

Trocamos "brincadeiras" com relação aos dois clubes tradicionais da capital, e como sou amante do futebol, não pude perder a oportunidade, por mais que seja o time rival do meu, pedi a ele que cantasse o hino que ele compôs do time no qual torce e já pôde presidir, e mesmo que seja o time rival, foi emocionante ouvir! é algo histórico e memorável! depois disso, cantei o hino do Figueirense pra ele óbviamente e rimos bastante e comentamos sobre a maravilha que é o clássico quando é encarado dessa forma, com uma rivalidade saudável, com o respeito e acima de tudo, mantendo a amizade com as pessoas! também me mostrou o seu cd que gravou.


Pude aprender muita coisa com uma simples conversa, um homem extremamente respeitado aqui na ilha e no estado, com uma história fantástica, que conquistou muito na vida e que não teve medo algum de encarar os impasses, foi fiel e verdadeiro com quem gostava por mais que muitos tenham lhe deixado para trás, uma grande pessoa que tive a imenso prazer em conhecer! seria muito bom se muita gente aprendesse a como fazer futebol como fazia o mestre Fernando! uma Feliz Páscoa seu Fernando e o teu time não vai se classificar não hein! hahahaha um grande abraço do amigo alvinegro! nos veremos mais.

Nenhum comentário: