sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A continuidade da batalha

A luta continua
2012 está marcado por vários e vários acontecimentos no Figueirense. Imagem: Blog Manto Alvinegro
Com a vida mais corrida tem sido difícil atualizar o blog e realizar novos posts. Mas quando se tem um pouquinho de tempo, a gente sempre procura passar por aqui e deixar a página um pouco mais atualizada. Bom, após o jogo contra o Bahia muitas coisas aconteceram no ambiente do Figueirense. Além da derrota com polêmica que ficou registrada no segundo gol do Bahia, tivemos ainda nessa semana por exemplo, o fato de Nestor Lodetti deixar a presidência do clube, o afastamento de 3 jogadores, sendo que um deles já vinha treinando em separado do grupo desde quando Hélio ainda comandava a equipe, caso de Guilherme Santos. O outro afastado recentemente é Ronny que acaba de entrar na geladeira, e por último o zagueiro Fred mas que acabou rescindindo contrato e atravessou a ponte para jogar no maior rival. Argel Fucks que também treinou o Figueira este ano é o novo treinador do lado de lá. Loco Abreu desfalca a equipe alvinegra por alguns vários dias ainda após ter que ser submetido a uma cirurgia no joelho.

Enfim, muitas coisas aconteceram, mas voltamos ao foco, a situação do Figueirense no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, um confronto de vida ou morte contra o Palmeiras no Scarpelli. Será um jogo para as duas equipes talvez morrerem abraçadas ou então, uma delas dar mais um passo para buscar sair do rebaixamento. O Figueirense tem a maior chance já que possui 22 pontos e é 18º colocado atualmente. O alvinegro não pode pensar nem em empate e muito menos em derrota. O Palmeiras atual campeão da Copa do Brasil vive momentos turbulentos e uma forte crise se instalou no time paulista que demitiu Felipão antes do confronto contra o Figueira e que agora tem Gilson Kleina ex-Ponte Preta no seu comando. 

A frente do Figueirense está o Sport que é o 17º colocado e tem 24 pontos e depois o Flamengo que é o primeiro fora da zona e que tem 28 pontos, entretanto o time carioca tem um jogo a menos. Do 11º ao 15º temos clubes que podemos considerar candidatos ao rebaixamento, alguns deles seguiram uma boa sequência de resultados e avançaram na tabela. Algo que é o que nós precisaríamos fazer para poder escapar da zona. Dos possíveis candidatos então ao rebaixamento que podemos considerar e destacar são a Ponte Preta que é a 11ª com 33 pontos, Náutico 12º com 31, Bahia 13º também com 31, a Portuguesa 14º deu uma decaída e soma 29 e por último o Coritiba 15º com 28. Temos uma diferença de 6 pontos para o 16º e 15º, respectivamente Flamengo e Coritiba.

Já estamos na 26ª rodada e ainda temos chance de escapar, porém, uma derrota ou empate com o Palmeiras diminuiria obviamente as chances de fugir da queda para a série B. Tudo isso porque é aquilo conforme já comentei por aqui, pois para tentar escapar é preciso seguir uma sequência de resultados positivos. Contra o Bahia, no mínimo o empate já seria algo valioso, a vitória mais ainda pois seríamos o 17º com 25 pontos e com chances mais claras e reais de sair da zona de rebaixamento tendo apenas 3 pontos de diferença para Flamengo e Coxa. 

Neste sábado é dia de o torcedor marcar presença no Scarpelli e apoiar, incentivar, dar força aos jogadores e comissão técnica para que os mesmos continuem tentando buscar o objetivo. Se cairmos, pelo menos será com luta e não do jeito que estava antes de Márcio Goiano assumir o comando. O time já é outro e tem outra postura, vamos continuar tentando. Apesar disso, não mudo minha opinião que foi dada meses atrás, na minha visão, a série B infelizmente é logo ali, mas, não dá para deixar de torcer e comparecer ao estádio para apoiar, afinal de contas, ser torcedor é nas horas boas e ruins.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vitória importante

A esperança é retomada
Aloísio e João Paulo fizeram os gols da vitória alvinegra sobre o Cruzeiro no Scarpelli. Foto: ClicRBS
Não pude comparecer ao jogo do Figueira nesta quarta contra o Cruzeiro e com isso não há muitas possibilidades de comentar sobre a partida em si, porém, analisando o nosso momento, a vitória sobre a equipe mineira foi super importante. Conforme comentado no último post, para lutar contra o rebaixamento, precisaremos fazer uma sequência de bons resultados e o fato é que essa sequência foi iniciada desde o jogo contra o Fluminense mas precisamos de um pouco mais de força.

Já são 4 partidas sem derrota desde a chegada do técnico Márcio Goiano que já soma 8 pontos no comando do alvinegro sendo 2 vitórias e 2 empates. Mas o que está faltando? agora falta vencer fora de casa em vista que no Scarpelli recuperamos então a hegemonia. Nossos dois próximos jogos nos trazem boas possibilidades para uma recuperação fantástica e quem sabe então uma saída da zona vermelha. 

Pela frente vamos encarar o Bahia no Pituaçu em Salvador no próximo domingo e a vitória seria quase um "título" nessa ocasião sendo que depois teremos um confronto direto contra o Palmeiras em casa e que pode ser visto como uma "final" e ainda nos dar finalmente oportunidade de fugir da zona perigosa.  É difícil? sim, mas nada impossível. A luta daqui pra frente vai exigir muito mais dos atletas e do seu comando como um todo, mas quando queremos algo temos que ir atrás, lutar, batalhar, até conseguir.

Mais uma vez fica provado que um treinador pode mudar a cara de um time. Márcio Goiano trouxe de volta a esperança para o torcedor que já entende que mesmo que o objetivo não seja concluído, mas, o Márcio já possui e merece reconhecimento pelo seu grande trabalho. É possível ver nos olhos de cada torcedor o sentimento de esperança, de ressurgimento, de recuperação. 

Não sei se é por causa do "Goiano", mas o João Paulo quando é comandado pelo Márcio, joga muito mais! incrível! brincadeiras a parte mas é uma realidade. Estou impressionado também é com Aloísio que desencantou e vem jogando muito bem e fazendo muitos gols. João e Aloísio foram os nomes dos gols do Figueira contra o Cruzeiro. Com a vitória o alvinegro já ocupa a 18ª posição e soma 22 pontos. Vamos em frente que a luta continua e que venha o Bahia.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A dificuldade para escapar do rebaixamento...

Para escapar da zona perigosa, será uma luta

Dois jogos se passaram após a última postagem aqui no blog. Com a vida pessoal um pouco movimentada, as vezes acabo tendo dificuldades para manter a página atualizada. Enfim, vamos ao que interessa. Das duas últimas partidas realizadas pelo nosso Figueira tivemos uma vitória em casa contra o Corinthians e um empate recente contra a Ponte Preta em Campinas-SP.

O time já está bem diferente comparado aquele que fora comandado por Argel e principalmente por Hélio dos Anjos. Márcio Goiano conhece o clube, sua estrutura e torcida, além de vários jogadores que atualmente fazem parte do nosso elenco. Considerado ídolo da torcida, Márcio tem a confiança e o carinho do torcedor alvinegro e desde a sua chegada ele já somou 5 pontos sendo 2 empates e 1 vitória, mantendo portanto uma invencibilidade em 3 partidas realizadas.  

A pergunta que fica na cabeça do torcedor é se vamos cair ou permanecer na elite do futebol brasileiro, mas essa é uma pergunta difícil de ser respondida. Tudo pode acontecer é claro, seja no futebol e até mesmo em nossas vidas, mas sabemos que a realidade atual incomoda e nos leva a pensar que será difícil escapar do rebaixamento. Mas se dizem que a esperança é a última que morre, grande parte da torcida voltou a confiar e a acreditar que a equipe conseguirá escapar e por fim se manter na série A.

Teremos jogos difíceis pela frente e o fato importante que torna a dificuldade ainda maior, é que os clubes da parte de baixo da tabela tiveram uma crescente e voltaram a pontuar. O Bahia por exemplo progrediu muito e conquistou pontos importantes que o tiraram da zona perigosa, o time baiano conquistou 11 pontos nas 5 últimas partidas. O próprio Sport que vinha mal conseguiu somar 8 pontos nos últimos 5 jogos e é o primeiro clube que abre a zona de rebaixamento. O time de Recife-PE já tem 22 pontos é o 17º colocado e para sair da zona está a 3 pontos do 16º que é o Coritiba e que tem 25 pontos.

Precisamos de uma sequência de bons resultados para que possamos ultrapassar Palmeiras e Sport e assim nos aproximarmos do 16º colocado. Muitos se conformaram com o empate diante da Ponte Preta, porém, não enxergam que só a vitória nos interessava. No momento em que estamos, não tem como pensar em empate e muito menos em derrota. Se a gente tivesse vencido, estaríamos na 18ª posição com 21 pontos, 1 ponto atrás do Sport e a 4 do Coritiba.    

Nesta quarta-feira o Figueira encara o Cruzeiro no Scarpelli e só a vitória interessa ao alvinegro. Após o confronto em casa, a equipe viaja para enfrentar o Bahia no próximo domingo. Será um confronto basicamente direto e se conseguir somar 6 pontos nesses 2 próximos jogos, será extremamente importante, caso contrário, a dificuldade só aumenta e a aproximação com a série B também.  

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

É desanimador...

Empate com sabor de vitória?
João Paulo fez o gol que garantiu o empate do Figueira com o Flu no Scarpelli. Foto: ClicRBS
Um empate conquistado na raça diante do Fluminense no último sábado no Scarpelli. Somamos mais um ponto na tabela de classificação mas que nada adiantou para mudar a posição que nos encontramos no momento. O empate não era o resultado que queríamos, apesar de ter sido com sabor de vitória devido as circunstâncias da partida. A arbitragem mais uma vez, muito fraca e como sempre, favorecendo os times de tradição, os considerados grandes e geralmente dos estados de SP e RJ. O Fluminense é uma boa equipe, tem bons jogadores, mas que é favorecido isso é.

Márcio Goiano deu um novo ânimo e também desde a saída de Hélio dos Anjos, o time já tem uma nova cara, uma nova postura. Apesar de tudo, ainda mantenho minha palavra de que não acredito mais em uma escapatória do rebaixamento. Lógico que espero estar errado, mas tudo leva a crer que no próximo ano estaremos em uma segunda divisão infelizmente. 

Acredito no trabalho do Márcio e espero que o mesmo seja bom para todos, mas a missão do mesmo é muito difícil, porém, como havia comentado por aqui, se for para cairmos, que a gente caia com dignidade, com luta!

Quarta-feira teremos mais um confronto complicado, é a vez de encararmos o Corinthians. O time paulista que já está na Libertadores 2013 e que vai disputar o Mundial Interclubes no Japão em Dezembro, não está tão interessado no Brasileirão, apenas vem buscando entrosamento e procurando fazer boas partidas que servem como "treino" ou "testes" para a competição mais importante do planeta organizada pela FIFA. Podemos aproveitar o momento para buscar os 3 preciosos pontos e que fazem diferença lá na frente. Daqui em diante, o Figueira precisa pontuar, pontuar e pontuar se quiser sair dessa difícil situação. 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Faltou força...

Não tem mais jeito!
Márcio Goiano assistiu ao jogo do Figueirense diante do Náutico na casa do diretor de marketing do clube, Renan Dal Zotto. Foto: ClicRBS
Com Márcio Goiano confirmado como novo técnico alvinegro e que fará sua estreia no comando do furacão no próximo sábado diante do Fluminense, nesta quinta sob comando do interino Abel Ribeiro o Figueira ficou no "quase" diante do Náutico no estádio dos Aflitos. O time de Abel chegou a estar vencendo por 2 a 0, placar construído no primeiro tempo que ainda teve a defesa importante de Wilson em um pênalti marcado logo no início da partida para os donos da casa. Mas na segunda etapa faltou pegada, faltou força, faltou voltar o mesmo Figueira do tempo inicial de jogo, voltamos irreconhecíveis e acabamos sofrendo uma virada que tirou novamente as esperanças de muitos torcedores que já estavam voltando a acreditar.

Nossa preparação física é muito fraca. Os jogadores vivem se lesionando, se cansando. Falta gás! falta também um pouco de força de vontade é claro, mas o time tem horas que anda em campo, se arrasta. É vergonhoso ver isso e esse é outro problema que agora fica ainda mais perceptível.

É difícil acreditar em permanência na série A. Acredito que o Márcio dará um novo ânimo e fará um bom trabalho, mas é difícil acreditar que não seremos rebaixados. O jogo desta quinta não tinha como pensar em derrota, era jogo para vencer, para buscar os 3 pontos ou no mínimo do mínimo, empatar. Poderíamos ter alcançado a 17ª posição faltando 3 pontos para sair da zona, chegaríamos a 17 pontos, mas paramos nos 14 e mantivemos a lanterna em nossas mãos.

Agora teremos duas forças do futebol brasileiro como próximos adversários pela frente. Apesar de os 2 jogos serem em casa, não consigo acreditar em um resultado positivo. Fluminense e Corinthians que empataram em 1 a 1 no Engenhão, encaram o Figueira no Scarpelli nas duas próximas rodadas. Vai ser chumbo grosso, mas vamos ver no que pode dar com Márcio Goiano agora no comando.

Em posts anteriores já vinha falando que tinha jogado a toalha, que desisti e não consigo mais acreditar e isso permanece. É claro que quando um resultado positivo aparece, a gente sempre tenta ter aquele fio de esperança, mas não tem mais jeito, é realmente se conformar cada vez mais com a segunda divisão em 2013.

A volta do Goiano

O retorno do técnico Márcio Goiano animou e satisfez muito os desejos da nação alvinegra. O treinador ídolo da torcida e eternizado como "capitão" volta para tentar repetir o sucesso conquistado em 2010 quando conseguiu o acesso a série A no comando do Figueira. As redes sociais ficaram movimentadas e o assunto da volta do treinador ao Figueirense ganhou força. 

Dessa vez, Márcio terá uma missão diferente no comando do alvinegro. Em 2010 ele teve que subir a equipe para a primeira divisão do Brasileirão, dessa vez, o objetivo é manter o furacão na série A e Márcio Goiano se diz pronto para buscar concluir esse objetivo.

 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Início de uma nova era?

Bela vitória do Figueira no domingo
FANTÁSTICO: Aloísio fez os 3 gols da vitória do Figueira sobre o Coritiba e pediu música no Fantástico. Foto: ClicRBS
Finalmente uma nova vitória do Figueirense na série A do Brasileirão e que encheu os olhos do torcedor alvinegro de orgulho e esperança. Para quem esteve presente ao Estádio Orlando Scarpelli nesse domingo, viu um time completamente diferente daquele que se apresentou nos últimos jogos. 

Chegamos aos 14 pontos e as chances são claras para iniciarmos uma nova fase, uma nova era e tentar escapar da zona de rebaixamento. É difícil, mas não é impossível. Nesse final de semana assisti a um filme no qual recomendo a qualquer pessoa, " Desafiando Gigantes ", um filme que fala sobre a fé, a esperança, a crença, e o que qualquer ser humano tem que fazer para ter um bom desempenho e bons resultados para sua vida, dando o seu melhor, lutando até o fim, até não poder mais. Seria até interessante se os nossos jogadores assistissem a esse filme.

Gostei muito da forma como a equipe se desempenhou em campo e também da escalação de Abel Ribeiro que comanda a equipe enquanto o novo técnico não chega. Separo aqui pequenos comentários e opiniões sobre a equipe que atuou contra o coxa e o momento atual do clube: 

A novidade: Edson foi a novidade na defesa e na minha visão, deve ser o titular da equipe daqui pra frente. 

De volta ao gol: Ricardo voltou a ser o camisa 1 e fez boas defesas na partida com excessão do gol do Coritiba que foi uma saída feia do goleiro alvinegro no lance. 

E agora? João Paulo fez um bom jogo, mas ainda tenho dúvidas sobre quem deveria ser o zagueiro titular ao lado de Edson. Guti poderia merecer uma chance talvez.

Foi muito bem: Elsinho fez uma bela partida e demonstrou que merece vestir a camisa 2 sendo o titular da posição que até então era uma forte carência mas que agora fica essa disputa até mesmo com Léo. 

Quem sabe... Hélder foi muito bem pelo lado esquerdo e não tenho dúvidas que o mesmo tem mais qualidade e superioridade do que Marquinhos, mas com Guilherme Santos fica uma boa disputa também. 

Qualidade no sistema defensivo: Túlio e Claudinei fizeram uma boa proteção no meio, assim como Jackson que vem fazendo bons jogos e demonstrando muita raça, mas o nosso meio falta qualidade na criação de jogadas ainda, de levar o time a frente, mas a parte defensiva com esses 3 atletas ficou muito boa.   

Destaque: Fernandes foi destaque por fazer o seu jogo de número 400 com a camisa do Figueirense. Fernandes vem fazendo jogos consideráveis, ídolo da torcida alvinegra, sempre terá reconhecimento, mas vamos ser sinceros, não podemos contar apenas com Fernandes ou Roni, precisaríamos de qualidade nesse meio com um camisa 10 armador que poderia até jogar ao lado de um desses dois atletas, mas só um deles ali na frente ou que seja os 2 juntos, é meio complicado.
Fernandes fez o jogo de número 400 com a camisa do Figueira na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba. Foto: Figueirense.com.br
Em nome deste blog, queria aqui prestar essa pequena homenagem ao craque Fernandes. Não, não é errado falar "Fernandez" com "z" no final... Tudo bem, o nome é Fernandes, mas se escreveu Fernandez, não se preocupe, porque realmente ele é o FernanDEZ ! ... Parabéns Fernandes pelos 400 jogos com a camisa do Figueira! eterno ídolo alvinegro e que a cada dia marca ainda mais o seu nome na história do clube. A nação alvinegra agradece por tudo! Fernandes é DEZ! FernanDEZ... é 10, é 100, é 400...

Força total: Aloísio atualmente é o cara! desde o jogo contra o Sport vem demonstrando muita força de vontade, sendo guerreiro dentro de campo, com espírito de luta que não desanima e nem desiste. Fez os 3 gols da partida e merece ser o titular da equipe.

Falta alguma coisa: O que está acontecendo com o Caio? parou de fazer gols. Não sei se é falta de sorte ou de competência. Mas vamos dar uma moral, no jogo deste domingo contribuiu muito com os dois gols feitos por Aloísio, no primeiro lance ele mandou na trave e a bola sobrou para o baixinho e no outro lance foi dele o passe para que Aloísio fizesse o segundo do alvinegro naquela ocasião. Caio ainda merece estar na titularidade, merece nova chance.

Mestre Abel Ribeiro: Esse conhece! Abel fez o que Argel e Hélio não fizeram. Foi simples, escalou uma equipe que teve raça, vontade, ânimo, colocou em campo aqueles que mereciam estar ali. Não inventou, apenas fez o que qualquer torcedor talvez fizesse. Parabéns pela competência Abel!

Inchaço: Nossa equipe está inchada, são muitos atletas compondo o elenco. Como disse Loco Abreu, precisamos de uma identidade, de um elenco que passe a ser o "mesmo" nas partidas. Com a chegada do novo treinador que deverá ser Márcio Goiano, que ele possa criar uma unidade para essa equipe e assim manter um elenco para as partidas e que siga o exemplo de Abel Ribeiro, que faça o simples, o básico, o "arroz com feijão" e que não queira ser um inventor como Hélio dos Anjos e Argel.

Minha escalação: Com nossa situação atual, escalaria: Ricardo, Elsinho, Edson, Guti (Ainda tenho dúvidas aqui) e Hélder (Talvez Guilherme Santos, mas o momento não é bom); Túlio, Jackson (Talvez Fernandes se quisesse mais ofensividade e traria o Claudinei para o lado de Túlio), Claudinei e Roni; Caio (Talvez Loco Abreu) e Aloísio. 

Oportunidade: Teremos um jogo difícil contra o Náutico em Recife na quarta-feira, mas acredito que a equipe possa conquistar um bom resultado no nordeste. O Náutico não é lá aquelas coisas e outra, uma equipe que conta com Rhayner, aquele mesmo que não fez nada por aqui e que agora é destaque no time pernambucano, é sinal de que poderemos buscar os 3 pontos na casa deles. Após o Náutico, teremos 2 partidas complicadíssimas em casa contra Fluminense e Corinthians, mas, esses 3 jogos serão o primeiro passo para tentar iniciar uma nova fase na competição.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Hélio dos Anjos é demitido

Hélio foi embora e Márcio Goiano pode retornar
Hélio dos Anjos foi demitido nessa sexta-feira após eliminação do Figueira na Copa Sul-Americana. Foto: Figueirense.com.br
Já era de se esperar. Hélio dos Anjos não é mais o treinador do Figueirense. Com notícia divulgada no site oficial do clube, o técnico acabou sendo demitido na tarde dessa sexta-feira. Quem pode pintar na área é Márcio Goiano que conquistou o acesso a série A em 2010 e deixou o clube causando grande polêmica no início de 2011 ao perder o primeiro turno do Campeonato Catarinense para o Criciúma no Scarpelli.

Hélio, o "falastrão" sempre comenta sobre a sua "carreira" e vasta experiência como treinador de futebol. Agora lhes pergunto: mas o que um técnico que até hoje só ganhou uma série B no comando do Goiás, quer falar e se achar tanto? no comando do Figueira, Hélio dos Anjos conquistou apenas uma vitória, escalou times diferenciados, mexia de forma errada na equipe, teve intrigas com atletas, foi arrogante, severo e pouco simpático. Não deu certo. 
Márcio Goiano pode retornar ao comando técnico do Figueirense.
Gostei muito da possível volta do Márcio Goiano. Mesmo sabendo que será difícil evitar a queda a série B, acredito que o espírito de equipe será diferente e poderemos ver um time que pelo menos brigue e honre a camisa. Além disso, vai ser bom o reencontro entre técnico e torcida já que a despedida em 2011 não foi nada boa e o torcedor ficou irritado com a demissão do técnico. Oportunidade: Caso Márcio Goiano assuma mesmo o cargo técnico do Figueira, poderá ter uma grande conquista e marcar ainda mais o seu nome na história do Figueirense: Se consiguir manter o clube na série A do Brasileirão.

Coincidência? em 2008, ano em que o Figueira caiu a série B, o clube teve 4 treinadores: Alexandre Gallo, Guilherme Macuglia, PC Gusmão e Pintado. Em 2012, o Figueira volta a ter 4 treinadores no comando. No primeiro semestre tivemos o comando técnico de Branco, depois Argel Fucks assumiu após o estadual e recentemente Hélio dos Anjos que deixa o cargo a disposição de um 4º treinador que possivelmente será Márcio Goiano. 

=> Confira os últimos treinadores do Figueirense desde 2008:

2008 - Alexandre Gallo, Guilherme Macuglia, PC Gusmão e Pintado
2009 - Pintado, Roberto Fernandes e Márcio Araújo * João Batista Lopes Abelha assumiu como interino  
2010 - Renê Weber e Márcio Goiano
2011 - Márcio Goiano e Jorginho * Abel Ribeiro assumiu como interino
2012 - Branco, Argel Fucks, Hélio dos Anjos... * Abel Ribeiro assumiu como interino

O sonho acabou...

E a Copa Sul-Americana já era....
Copa Sul-Americana: Figueira de Roni faz péssima partida e é eliminado nos pênaltis para o Atlético Goianiense. Foto: Clicrbs
Terminou nessa quinta-feira 23 de Agosto, o sonho de o Figueirense fazer uma partida internacional em jogo válido pela Copa Sul-Americana. O sonho acabou. Após uma partida que mais parecia um jogo de série C ou D, o Figueira que tinha a vantagem do empate em 0 a 0 por ter empatado a primeira em Goiânia-GO em 1 a 1, até saiu na frente no placar com um gol bem "sem querer, querendo" feito por Túlio, mas acabou deixando o Atlético empatar, levar a decisão aos pênaltis e vencer conquistando a classificação para a 3ª fase. Na Sul-Americana nunca perdemos uma partida no tempo normal, porém, nunca passamos da 1ª fase. Mais uma decepção para o torcedor alvinegro.

O Atlético Goianiense não tem nada demais, aliás, estava em dúvidas de quem era pior e vejo que somos nós, afinal de contas em 3 partidas contra os goianos não fomos capazes de vencer uma partida. Não é a toa que somos o lanterna da série A. Com a classificação conquistada, o time de Goiânia-GO agora aguarda o confronto entre Universidad Católica do Chile e Tolima da Colômbia. Para nós, só nos resta dizer "toliminado".
A torcida pede: Fora Hélio dos Anjos! - treinador pode ser demitido ainda nessa sexta-feira.
Acredito que está na hora de retirar Hélio dos Anjos do comando alvinegro. Técnico fraco que fala demais e não demonstra eficiência alguma. Quer comandar e comandar, está sempre de cara amarrada e o torcedor está cansado e não possui confiança. Na partida desta quinta, antes mesmo de o jogo acontecer o torcedor já protestava pedindo sua saída. Se a diretoria não o demitir, cada dia que passa se comprova mais o quanto estão "brincando" com a nossa torcida que com tudo que tem acontecido, está sendo paciente demais.

Domingo temos o Coritiba pela frente na série A e não se descarta uma nova derrota que aliás, tem tudo para acontecer. Já não nos impressionam mais os resultados, o torcedor está dividido, uns se "acostumaram", se "acomodaram" e outros desistiram, jogaram a toalha e não vão ao estádio tão cedo.

Guerreiros
Gostei muito das atuações de Túlio e Aloísio. Os verdadeiros guerreiros do time. Aloísio cheio de raça e vontade, buscando bola a todo momento, se movimentando e tentando fazer algo pelo time. Túlio marcando, roubando bola e puxando o time para o ataque. O restante do time, todo desanimado e sem vontade, uns andando em campo como sempre e outros vendo a banda passar, vergonha!

Torcida de parabéns
Mesmo com toda a situação atual, nossa torcida prova o quanto é fiel e apaixonada. O público do jogo contra o Atlético poderia ter sido muito mais baixo e mesmo assim a torcida compareceu e tentou incentivar, foi um público considerável diante das circunstâncias. Nas ruas tenho visto muitas camisas do Figueira circulando, tanto antes do jogo de ontem como também nessa sexta-feira. Parabéns a nossa torcida que de "modinha" como outras não tem nada. Dá orgulho fazer parte da nação alvinegra.

Queremos espírito de luta!
Podemos e vamos cair, mas queremos um time que LUTE e que HONRE esse camisa! que não façam a vergonha que estão fazendo dentro de campo. E dos diretores esperamos que façam alguma coisa, que tomem providências e que nos deem satisfações e muitas explicações.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

De volta a Sul-Americana

Copa Sul-Americana, um bom caminho a seguir
Na primeira partida realizada no Serra Dourada e que teve placar de 1 a 1, Loco Abreu fez o gol que garantiu boa vantagem ao Figueira. Foto: Carlos Silva
Com a falta de tempo, ficou complicado atualizar o nosso querido Blog Manto Alvinegro, mas de qualquer forma não tivemos tantas novidades nos últimos dias. 

Após as derrotas para Santos e Grêmio, o retorno a lanterna do Brasileirão e com a interminável crise instalada no clube repleta de polêmicas e mistérios, o Figueira agora volta a pensar em Copa Sul-Americana onde faz o jogo da volta nesta quinta diante do Atlético Goianiense no Scarpelli. Um simples 0 a 0 classifica o alvinegro para a próxima fase, empates de 1 a 1 para cima a classificação fica com o time de Goiânia-GO e vitória de ambos os lados, classifica o vencedor da partida.
Universidad Católica do Chile e Deportes Tolima da Colômbia se enfrentam e o vencedor encara Figueirense ou Atlético Goianiense na próxima fase da Copa Sul-Americana
Os possíveis candidatos a adversário de Figueirense ou Atlético Goianiense agora resumem-se a apenas dois clubes que se enfrentam nessa segunda fase e o vencedor do confronto será finalmente o adversário do time de Florianópolis ou Goiânia na terceira fase. 

A Universidad Católica do Chile eliminou o Blooming da Bolívia. O primeiro jogo foi empate em 1 a 1 e no jogo da volta a Católica bateu os bolivianos com um placar de 3 a 0. Já o Deportes Tolima que havia vencido a primeira partida por 3 a 1 do Deportivo Lara, empatou em 0 a 0 a partida de volta realizada na Venezuela.

O confronto da segunda fase fica portanto entre chilenos e colombianos. Universidad Católica e Tolima se enfrentam na quarta-feira que vem dia 29/08 no Estádio San Carlos de Apoquindo na região metropolitana de Santiago no Chile. O jogo da volta será no dia 18/09 no Estádio Manuel Murillo Toro na cidade de Ibagué na Colômbia. O vencedor deste confronto enfrentará Figueirense ou Atlético Goianiense na terceira fase da Sul-Americana.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gostaria de uma vitória de presente.

Em dia de comemoração, espera-se comemorar ainda mais
Hoje é dia de Figueira e Santos no Scarpelli as 21h00 em jogo da 17ª rodada. Mas, hoje também é o dia em que completo mais um ano de vida. Desde bebê ou criancinha, vou ao Scarpelli e tenho a paixão alvinegra por razão de a família ser completamente Figueirense.

São alguns anos acompanhando o Figueira e além de aumentar a idade e crescer, junto cresce também o meu amor por esse clube. Nós torcedores temos tantas histórias. São muitos os jogos e cada um tem um "sabor" diferenciado e alguns, "especiais". Não é de tudo que lembramos infelizmente, muita coisa se perde no tempo e a memória não é mais a mesma, mas muitos jogos tem algo que fica marcado e por isso inesquecível, desde um acontecimento bizarro na arquibancada até um gol perdido na cara do gol, cada jogo passamos momentos e situações diferenciadas.

Nesse dia 16 de Agosto em que completo mais um aniversário, gostaria muito de ganhar de presente do meu time do coração uma vitória especial pra cima do Santos e uma recuperação na série A com o início de uma fase nova e que esta seja de vitórias e que tenha o fim com no mínimo uma permanência na série A 2013.

Obrigado a todos leitores que curtem e sempre estão visitando e lendo este Blog. 

Lucas Sousa, administrador do Blog Manto Alvinegro

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Santos de Neymar vem aí

Santos virá bem reforçado
Dupla Neymar e Ganso podem enfrentar o Figueirense nessa quinta no Scarpelli em Florianópolis. Foto: Gazetaesportiva.net
Para a partida desta quinta 16/08 no Scarpelli, o Santos poderá contar com a dupla Ganso e Neymar. Pelo menos é o que espera o técnico Muricy Ramalho que pretende contar com a dupla para o duelo diante do Figueira se tudo der certo.

O jovem Neymar que ganhou medalha de prata nas Olimpíadas de Londres após a seleção brasileira ser derrotada pela seleção mexicana, foi novamente convocado por Mano Menezes para o amistoso da seleção contra a Suécia em Estocolmo nesta quarta. Para retornar ao Brasil a tempo de enfrentar o Figueirense em Florianópolis, o jogador terá a sua disposição um jatinho fretado pelo próprio Santos.  Neymar foi quem pediu para estar em campo nessa partida e para estar presente o jogador deve chegar na madrugada desta quinta-feira em Floripa a tempo de enfrentar a equipe catarinense.

Ganso sentiu uma lesão na coxa esquerda durante as Olimpíadas, o jogador foi desconvocado para o amistoso do Brasil contra a Suécia. Resta saber se Ganso terá boa reação física, mas a expectativa é de que o jovem esteja disponível para encarar o Figueira. Assim espera o treinador Muricy Ramalho.


André: Na primeira passagem pelo Santos quando foi revelado pelo clube, jogador atuou ao lado de Robinho e Neymar no famoso time conhecido por "meninos da Vila".
Além de Neymar e Ganso, o recém contratado André poderá fazer sua reestreia pelo peixe. Revelado pelo próprio Santos, André atuou na equipe de 2009 e permaneceu no clube até Agosto de 2010. Após esse período, o jovem de 21 anos já passou por Dinamo de Kiev da Ucrânia, Bordeaux da França, até retornar ao Brasil e atuar no Atlético Mineiro, último clube pelo qual o jogador passou. Já inscrito e com nome publicado no BID da CBF na tarde dessa última terça, André pode pintar entre os titulares do peixe para encarar o Figueira.
De volta ao clube de origem, André pode fazer a estreia diante do Figueirense em Florianópolis. Foto: Esporte.uol.com.br
Vem chumbo grosso pela frente amigos. Mas agora é o momento do furacão juntar todas as suas forças, ter o apoio da torcida e ir com tudo para cima do Santos que vem bem reforçado. Tivemos boas notícias ao longo da semana e agora é chegada a hora de tentar o início de uma nova fase.

Pela série B, os catarinenses estão indo muito bem. O Criciúma segue embalado e liderando a segundona, já o Joinville ganhou forças e chegou ao G4 e já é o terceiro colocado, e o rival Avaí vem subindo de produção. Está certo que a série B desse ano está em um nível bem abaixo do comum, mas, os nossos "hermanos" estão dando conta do recado. Resta agora torcer para que o Figueira ganhe essa mesma "sorte" e "competência" que os clubes aqui do estado estão tendo e que possa obter sucesso para pelo menos manter-se na primeira divisão.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

As boas novas...

Boas notícias começam a circular no Figueira

Após uma série de fatos negativos que marcaram a crise alvinegra, finalmente boas notícias começam a surgir no caminho do Figueirense e a expectativa é de que o jogo vire, o vento mude de lado e tudo comece a melhorar. As últimas boas notícias depois da vitória que voltou a dar brilho e ânimo aos jogadores, diretoria e torcida, são a chegada do lateral-direito Elsinho, a promoção de ingressos para o jogo contra o Santos e a liberação de 8 atletas do Departamento Médico.
Elsinho veio do CRB, é lateral-direito e foi apresentado nessa segunda-feira no CFT. Ele será o novo camisa 2 do Figueirense e terá a missão de suprir as necessidades na sua posição. Foto: Diário Catarinense
O jovem Elsinho de apenas 22 anos estava disputando a série B do Brasileiro com a camisa do CRB de Alagoas. Ao deixar o clube regatiano, Elsinho deixou uma mensagem a torcida alagoana que o tratava com o maior carinho e que gostaria que o jogador permanecesse no clube, mas, com a proposta do Figueirense de atuar em uma série A e já chegar ao clube podendo vestir a camisa 2 sendo o titular e responsável por trazer mais qualidade ao grupo de jogadores e a sua posição, Elson Ferreira de Souza não pensou nem duas vezes.

Este será o primeiro grande clube que Elsinho atuará e também será a sua primeira competição mais importante da carreira que terá o privilégio de disputar. O jovem atleta que iniciou seu trabalho profissional no Vilhena-RO em 2010, em 2011 vestiu a camisa de 2 clubes, o conhecido Remo-PA e depois o Nacional-MG. Neste ano, o jogador chegou a sua melhor fase vestindo a camisa do CRB de Alagoas onde se consagrou campeão alagoano e iniciou boa disputa na série B. Agora será a vez de defender o Figueirense e contribuir com o clube para sair da difícil situação que se encontra.
Figueirense lançou promoção de Ingressos para a partida contra o Santos. Foto: Figueirense.com.br
Além da notícia de um novo reforço e para a posição que mais temos carência, a boa notícia também é a promoção de ingressos para o jogo desta quinta-feira diante do Santos no Scarpelli. Cada torcedor terá direito a adquirir um ingresso pela metade do preço, para isso, basta apenas apresentar na hora da compra do ingresso um comprovante de aposta na Timemania no Figueirense. Quase todos os setores do Scarpelli estarão ativos a essa promoção, exceto o setor A. O objetivo é fazer com que a torcida volte a apoiar e a incentivar o clube resgatando a confiança na equipe alvinegra.
Túlio e mais 7 atletas foram liberados do DM. Experiente atleta já poderá atuar contra o Santos nesta quinta-feira. Foto: Figueirense.com.br
Mais uma boa notícia? 8 jogadores foram liberados do DM. São eles: o goleiro Ricardo, o lateral Leo, o zagueiro Edson Henrique, os volantes Túlio e Toró, os meias Almir e Botti e o atacante Franco Niell. Mas nem todos os atletas podem atuar ainda pois precisarão passar por um período de recuperação do condicionamento físico e também de fisioterapia. Apenas Túlio e Leo, poderão atuar. Roni e Héber seguem no DM.

Será que a partir de agora bons ventos estarão soprando ao nosso favor? será que a "urucubaca" acabou de vez? esperamos que sim. Que seja iniciada uma nova fase e que esta nos traga bons frutos, que seja positiva! vamos torcer. 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"A" de "A"loísio.. "A"té que enfim!

A segunda vitória do furacão
Aloísio marcou o gol que deu a segunda vitória do Figueirense no Campeonato Brasileiro e também esperanças a torcida e jogadores. Foto: Globoesporte.globo.com

A segunda vitória do Figueira na série A finalmente aconteceu. Coincidentemente, vencemos mais um time pernambucano, sendo que a primeira vitória ocorrida ainda na primeira rodada do campeonato havia sido contra o Náutico no Scarpelli. Essa foi a primeira vitória longe do Scarpelli.

Nesse último domingo, dia dos pais, todos os papais e filhos alvinegros ficaram mais felizes com a vitória alvinegra conquistada no último sábado dia 11. Quem deve estar cheio de orgulho mesmo é o pai de Aloísio que fez um golaço e uma comemoração inesquecível que marcaram a vitória do Figueira sobre o Sport na Ilha do Retiro.

Aloísio vem provando nos últimos jogos muita raça e disposição e que quer vencer e cumprir objetivos, muito mais do que Júlio César que está merecendo esquentar um banquinho a um bom tempo e por isso Aloísio merece uma oportunidade no ataque titular do Figueira ao lado de Caio e Loco Abreu. Como Loco esteve desfalcando a equipe contra o Sport e também desfalcará contra o Santos, se Hélio dos Anjos usar uma formação com 2 atacantes próxima partida, o ataque deveria ser Caio e Aloísio, agora se utilizar 3 atacantes, vamos de Júlio mesmo.

O final de semana foi tão tumultuado que não acompanhei a partida do Figueira diante do Sport e não tive nem a oportunidade de preparar um post especial para o dia dos pais. Bom, dia dos pais na verdade é todos os dias, mas, queria mesmo que "atrasado" desejar um feliz dia dos pais a todos estes grandes super-heróis do planeta, em especial aos alvinegros.

Essa vitória trouxe ânimo e esperança e foi super comemorada. Agora o pensamento é totalmente no jogo contra o Santos na próxima quinta-feira onde temos que tentar voltar a vencer dentro da nossa casa. Uma vitória diante do Santos, trará energias ainda mais positivas ao time e o torcedor vai parar de pegar no pé de jogadores, diretoria e etc.. afinal de contas, futebol o que vale mesmo é resultado.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sem objetivos...

Desespero, angústia, sofrimento... À beira do abismo.
Não há mais luz no fim do túnel...
O Figueirense hoje é uma casa completamente desarrumada, sem estrutura para competir, um clube sem objetivo, sem união, simplesmente abandonado, jogado as traças. Quem sofre é o torcedor, aquele que encara o frio, a chuva, o sol, o calor, seja qual for o tempo, aquele que paga ingresso ou mensalidade, mas que independente de tudo está na arquibancada para torcer e apoiar e que mesmo encarando tudo isso, ainda tem que aturar uma diretoria que não se pronuncia, não esclarece nada, se esconde e coloca tudo embaixo dos panos. Além disso temos que ver uma equipe em campo sem ânimo e vontade, com preguiça, sem jogadas formadas, uma equipe que desanima qualquer torcedor que seja em assistir a uma partida.

Como sempre comentei por aqui, os elogios são dados quando são merecidos e as críticas são feitas no momento em que realmente elas tem que aparecer. Se um funcionário trabalha bem e faz um trabalho com competência, bom, se ele não ganha elogio mas ao menos ele é tratado normalmente. Agora se não faz o trabalho direito, ele vai ser criticado, cobrado, até que melhore, caso contrário é demitido. Isso é normal. 

Há vários e vários boatos circulando por aí sobre o que pode estar acontecendo dentro do Figueira. Alguns fatos são perceptíveis e ninguém tem dúvidas, mas, muitos acontecimentos o torcedor nem imagina que ocorre. Outro boato que surgiu, é de que jogadores estão pegando balada e curtindo a noite com bebidas e mulheres. Se esse fato é verídico ou não, ninguém pode afirmar sem ter certeza, mas com certeza há torcedores que não duvidam dessa informação.

O problema do clube tem grandes dimensões e ele não é único, são vários os problemas no Figueirense hoje, seja diretoria, parceiros, conselheiros, funcionários, jogadores e etc... em vários pontos estão ocorrendo distúrbios. 

Não consigo mais confiar e acreditar nesse time. Estou me preparando para a queda a série B 2013 assim como muitos estão fazendo o mesmo e outros estão preparados a algum tempo. Estou muito triste e chateado com essa situação, não vejo mais solução, infelizmente é complicado dizer tudo isso mas o nosso Figueira se apagou em 2012. O mais triste de tudo também é não termos esclarecimentos, transparência, é não vermos uma "vontade" de vencer, uma "vontade" em melhoras e a busca por uma fuga dessa situação toda. Não se tem mais objetivos, o clube foi abandonado e ninguém, eu disse "ninguém", faz nada.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A vergonha continua...

O vexame aumenta a cada rodada...
Ao lado de Loco Abreu, o ex-botafoguense Caio tentou a superação contra o Flamengo, mas sua equipe perdeu mais uma no campeonato e continua segurando a lanterna da série A. Foto: ClicRBS
Alguma surpresa para o torcedor alvinegro com a derrota do alvinegro nessa última quarta-feira para o Flamengo no Scarpelli? acredito que nenhuma. Vieram me perguntar se o Figueira venceria e preferi não opinar, mas não conseguia acreditar em um resultado positivo. E tem como? a torcida perdeu as esperanças sabendo que possui um time totalmente desorganizado dentro de campo, desorientado, mais perdido do que agulha no palheiro. Somos uma equipe completamente ineficiente nesse campeonato, não estamos conseguindo vencer ninguém, ressuscitamos Deus e o mundo e sendo assim não tem como a torcida confiar.

O problema atual tem uma dimensão enorme, seja dentro de campo ou fora dele, o Figueira vive momentos de pura turbulência, daquela em que você vai caindo, caindo e caindo e sentindo a velocidade aumentar com a queda. Mas seria esse um caminho sem volta? tudo leva a crer que sim. A cada dia estamos mais próximos da série B, é a nossa realidade infelizmente, não vejo uma luz no fim do túnel.

Alguns tentam se esforçar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Dizem que o elenco mudou sua "postura" nos últimos jogos, mas nada que faça com que a equipe tenha uma boa reação, a tal postura não passa de uma vontadezinha maior de alguns jogadores que tentam se empenhar para uma melhora. Para ajudar, tudo dá errado para o Figueira, seja arbitragem, lesões de jogadores, gols perdidos na cara do gol e por aí vai... quando a fase não é boa, a tendência é tudo ir de mal a pior.

Foi ridícula a cena do Loco Abreu com uma camisa de cor "azul" por baixo da camisa alvinegra, com escudos de clubes por onde ele jogou, ter levantado nosso manto e mostrado essa camisa beijando o escudo do Botafogo para a torcida do Flamengo. O cara está no Figueirense ou no Botafogo? com a fase que estamos passando, isso foi momento para fazer uma coisa dessas? perdeu a cabeça com as gozações da torcida rubro-negra e levou um cartão amarelo de bobeira.

Na próxima rodada temos mais um confronto direto, jogaremos no  próximo sábado dia 11/08 contra o Sport na Ilha do Retiro. "Boa sorte" aos jogadores. Não tem mais o que falar, estou envergonhado com esse clube que a cada dia me decepciona mais e mais...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Nada como um ano após o outro...

Não há o que comparar

As palavras da diretoria ditas no ano passado com relação ao ano de 2012, foram de grande otimismo. Os projetos foram realizados e a expectativa seria de subir alguns "degraus" na série A deste ano ultrapassando a marca obtida em 2011.

O mundo até agora não acabou, conforme dito por muita gente que em 2012 teríamos o fim da existência do planeta terra, mas, para os torcedores do Figueirense a devastação está só começando. A perda do título estadual revoltou a nação alvinegra e com isso se fez quebrar a primeira "promessa" feita pelos diretores do Figueira. E agora uma forte crise nunca vista antes se instalou no furacão alvinegro que está se movendo como um verdadeiro fenômeno que de natural não tem nada.

Não é difícil fazermos as comparações e análises por exemplo do próprio elenco, para sabermos que o resultado deste ano seria negativo. Vejamos então...

Goleiros foram mantidos Wilson e Ricardo e veio Tiago Volpi que ninguém nem conhecia e que nem jogou e se lesionou feio.Todos andaram se quebrando, Wilson entrou em crise generalizada e Ricardo que estava pronto para ser o titular acabou "frangando" e se "lesionando" também. Mas não dá pra comentar muito sobre essa posição.

Na lateral-direita perdemos um grande atleta que deixou saudades, Bruno que se transferiu para o Fluminense, e quem veio para o seu lugar? o grande "Pablo" que era o reserva de Bruno e assumiu a camisa 2. A "promessa" Saldívar, jogador paraguaio chegou e nem jogou direito, mas deu para entender melhor agora o porque.

Para a lateral-esquerda perdemos Juninho que apesar de muitas críticas de alguns torcedores, não se compara nada com Guilherme Santos que veio por empréstimo do Atlético Mineiro. Juninho está arrebentando no Palmeiras e foi campeão da Copa do Brasil com o time paulista. Hélder foi mantido na reserva.

Na zaga perdemos uma grande dupla, Edson Silva e Roger Carvalho. Quem chegou? o "mestre" Fred, a difícil contratação de Anderson Conceição, baita zagueiro e que o "Criciúma" "não" queria perder. Além destes, chegou Sandro que nem lembro de sua apresentação e também o gringo Canuto, jogador "raçudo" e Edson cabeção que retornou ao clube e até agora não jogou e nem dá para saber se vai jogar. E não podemos esquecer que foi mantido o "galã de novela" João Paulo Goiano.

Volantes, tínhamos uma boa dupla que foi mantida mas que após o estadual foi desmanchada com a saída de Ygor para o Internacional e quem veio para o seu lugar? bom, tinha chego já no começo do ano o "qualificado" Doriva que até na lateral-direita joga. Mas o substituto de Ygor é o grandioso Fabiano Silva que veio do gigante "Joinville Esporte Clube". E  esquecido e bichado Toró? tem gente que nem lembra mais dele. O pequeno Couto ou Coutinho como é conhecido, está no clube há algum tempo, jogador que sempre foi reserva mas sabe-se lá porque foi mantido aqui. Quem mais veio? bom, recentemente contratados chegaram Claudinei do Boa Esporte e Diogo que já jogou por aqui (Será mesmo que é desses atletas que precisamos no momento? não seriam meras apostas?).

No meio, tínhamos Maicon que "afinou" e está dando baile no São Paulo, creio que tenha sido disciplinado e cobrado. Aqui mantiveram Fernandes que tem cachê alto e não joga, puro marketing. Pittoni também ficou mas não é o camisa 10 ou a altura de Maicon assim como Roni (dizem que é atacante). Luiz Fernando, o "Messi do Cerrado" coitado mal jogou e não era o cara que a torcida esperava. Botti também foi um reforço que chegou para jogar mais no DM do que no gramado. Almir também foi um reforço que chegou logo após o estadual, reforço de "peso" muito peso. Caio César seria mais um a fazer parte da turma, mas esse não foi nem contratado por reprovação nos exames médicos (Até que enfim, assinou com o Bahia). Chico Lins disse que isso que temos aí está bom, que não é necessário contratar mais meias pois o que temos já é de qualidade e que as lesões é que atrapalham. Poxa que visão! isso que chamo de "qualidade" jogadores para compôr o DM.

Para o ataque tínhamos Wellington Nem que brilhou e foi a revelação do campeonato na festa de premiação do Brasileirão 2011. Tudo bem, chegou Loco Abreu, esse dá para comparar, mas coitado, a bola mal chega nele nos jogos, não sei como ele não pediu para ir embora, foi uma pura jogada de marketing. Aloísio comeu grama na Chapecoense, aqui perdeu pênalti ano passado contra o Flamengo e vários gols em jogos importantes, ficou, foi "artilheiro" do time esse ano e continua perdendo uma carrada de gols. Júlio César foi mantido e com ele a "preguiça" se instalou e veio também o esquecimento de como jogar bola. O baixinho argentino Niell veio curtir a cidade, as praias e baladas, veio comer, beber, sair e curtir o DM. Héber coitado se quebrou. Caio é um jogador que pode subir de produção, tem raça, tenta honrar, mas sozinho, assim como Loco, não vai resolver nada.

E aí caros amigos, esse é o SUPER TIME 2012 que subiria degraus? tá mais para permanência.. permanência de degrau porque nem da lanterna o time consegue sair. Esse é o time  que faria uma campanha melhor do que a feita no ano passado? sem comparações, sem comentários a mais. Fatos são fatos e não enxerga quem não quer. Os boatos e comentários seguem fortes em blogs/sites de "oposição" e blogs/sites "favoráveis" a diretoria, para uns Alliance é o problema, outros a diretoria, o conselho, o Wilfredo, o Lodetti e por aí vai, mas ninguém sabe de nada, digo de forma "CLARA" e transparente. O Figueirense se "fechou", o problema está de forma interna e guardado a sete chaves não tendo transparência alguma para o torcedor. Ninguém sabe de fato qual o verdadeiro problema e o que podemos afirmar é que não é apenas um problema e sim vários e vários. A vergonha continua e a nossa torcida acomodada segue calada sem fazer nada.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sem comentários...

Mais um final de semana se passou e com ele mais uma nova derrota do Figueirense na série A, dessa vez para a Portuguesa com um placar de 2 a 0 para o time paulista. Foi só o que soube do nosso time nesse final de semana. Alguma novidade? nenhuma. Mesmo sem ter assistido ou acompanhado ao jogo, tenho certeza que quanto a partida também não houveram novidades.


Enfim, continuamos com a lanterna na mão, com uma campanha vexatória, que segundo o nosso presidente seria melhor do que a campanha feita no ano passado e a vergonha se estende a cada rodada. Não falta mais nada! os números e recordes negativos são batidos rodada a rodada e é bem capaz de entrarmos para a história com a pior campanha de um clube em um campeonato da série A.

O torcedor está cansado, envergonhado, triste e está procurando não perder mais tempo com esse time. Esse post é o que é a cara do time, mal organizado, feito as pressas e sem vontade. Abaixo segue o que realmente tenho a dizer....





































sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Voltando a série A...

Pensamento agora é na Portuguesa
Dodô comemora o gol que deu a vitória de 1 a 0 para a Portuguesa no Canindé em jogo contra o Figueirense na série B de 2010, última vez em que as duas equipes se enfrentaram. 
Após o empate em 1 a 1 na Copa Sul-Americana diante do Atlético Goianiense em Goiânia-GO na última quarta-feira que marcou o jogo de ída, o pensamento agora fica por conta da série A, jogo contra a Portuguesa que acontece neste sábado no Estádio do Canindé em São Paulo-SP as 21:00h.


Atualmente o furacão ocupa a última posição da tabela de classificação e o foco volta a ser na competição mais importante do país para que o time saia da situação incômoda na qual se encontra. A delegação alvinegra que se manteve em Goiânia-GO permanece na cidade até a manhã deste sábado onde viaja para São Paulo-SP com embarque previsto às 10:35h.


Chegamos na sexta-feira, fim de mais uma semana, e não tivemos nenhuma novidade concreta além de meras especulações no alvinegro do Estreito. Ninguém foi embora e ninguém veio para o Figueirense. As "novidades" no qual podemos citar, é a confirmação da saída do meia Luiz Fernando que deve deixar o clube nos próximos dias. A outra notícia que veio no fim desta semana é a possível contratação do volante Claudinei que estava no Boa Esporte-MG e que rescindiu contrato esta semana com o clube mineiro. 


Claudinei que é volante, vem para substituir Ygor que era titular na equipe e se transferiu para o Internacional. Já em Florianópolis-SC, o jovem jogador deve fazer os exames médicos e assinar com o clube e com isso poderá ser apresentado brevemente. Diante disso, será que Diogo foi descartado? bem possível, já que o jogador viria para atuar como volante também, mas com a contratação de Claudinei, Diogo deverá ser descartado. Enfim, uma das peças de substituição está pronta, resta agora saber quem poderá vir para assumir a meia e a lateral-direita.


A Portuguesa, adversário do Figueira nessa próxima rodada, joga em casa e vem de um resultado vitorioso obtido na rodada anterior contra o Náutico por 3 a 1 em jogo que também ocorreu no Canindé. Os paulistas que ocupam a 15ª posição, também devem brigar contra o rebaixamento, sendo portanto um adversário direto do Figueirense na luta pela permanência na série A. 


De olho neles
Bolivianos empataram com os chilenos nesta quinta em confronto da primeira fase da Copa Sul-Americana. Imagem: FoxSports
Ontem dois dos possíveis adversários do Figueirense ou Atlético Goianiense nas Oitavas de final da Copa Sul-Americana, se enfrentaram em confronto ainda da primeira fase.


O Blooming da Bolívia recebeu a Universidad Católica do Chile no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera na cidade de Santa Cruz de La Sierra. A equipe do Chile que saiu na frente no placar poderia ter conquistado boa vantagem, mas a equipe da casa conseguiu ao menos o empate mas que não deixa de ser também uma boa vantagem para os chilenos.


O jogo da volta está marcado para a próxima quinta-feira 09/08 no Estádio San Carlos de Apoquindo na região metropolitana de Santiago, e os critérios para a classificação são os mesmos válidos para o Figueirense. A Católica tem a vantagem do empate em 0 a 0 e vencendo por qualquer placar se classifica. O placar de 1 a 1 a decisão vai para os pênaltis e de 2 a 2 para frente a classificação fica com os bolivianos que se vencerem por qualquer placar também se classificam. 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Os possíveis adversários na Sul-Americana

De olho neles
Possíveis adversários do Figueirense na próxima fase da Copa Sul-Americana. Montagem: Lucas Sousa - Blog Manto Alvinegro
Se o Figueirense avançar para a próxima fase da Copa Sul-Americana (Oitavas de Final), os possíveis adversários são: Blooming-BOL, Universidad Católica-CHI, Deportes Tolima-COL ou Deportes Lara-VEN conforme já comentado por aqui. Essas quatro equipes estão se enfrentando na chamada "primeira fase", os vencedores desses dois confrontos se enfrentam na "segunda fase" e por fim o vencedor será o adversário do Figueirense ou Atlético-GO nas oitavas de final.

O Blooming da Bolívia recebe a Universidad Católica do Chile nesta quinta 02/08 onde farão o jogo de ída que acontece no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera em Santa Cruz de La Sierra. O jogo da volta será no Estádio de San Carlos de Apoquindo na cidade de Las Condes, na região metropolitana de Santiago do Chile no próximo dia 09 de Agosto.  

O outro confronto é entre Deportes Tolima da Colômbia e Deportes Lara da Venezuela. A primeira partida aconteceu nesta última terça-feira 31/07 no Estádio Manuel Murillo Toro na cidade colombiana de Ibagué onde o Tolima venceu por 3 a 1 a equipe do Lara. Com boa vantagem realizada neste jogo de ída, a equipe colombiana que ganhou fama no Brasil após eliminar o Corinthians em 2011 na Libertadores, dá um salto importante para avançar na competição. Para a segunda partida o time tem a vantagem do empate ou de perder até por um gol de diferença, e no caso de 2 a 0 para o Lara, classifica-se o time venezuelano por ter feito um gol fora de casa no jogo de ída. Já o placar repetido da primeira partida só que para o Lara, a decisão vai para os pênaltis. 

O jogo de volta entre Lara e Tolima acontece no dia 16 de Agosto no Estádio Metropolitano de Lara na cidade de Barquisimeto na Venezuela. 

>> Aposta?
Uma dessas quatro equipes poderá ser o adversário do Figueirense na próxima fase. Em quem você aposta? dessas quatro, a equipe que considero mais forte é a Universidad Católica do Chile.

>> Conheça os estádios
Se o Figueira avançar na competição, poderá jogar em um desses quatro estádios abaixo - Clique nas imagens caso queira ampliá-las: 
Estádio Ramón Tahuichi Aguilera - Club Blooming - Santa Cruz de La Sierra-BOL


Estádio San Carlos de Apoquindo - Universidad Católica - Las Condes-CHI
Estádio Manuel Murillo Toro - Deportes Tolima - Ibagué-COL
Estádio Metropolitano de Lara - Deportes Lara - Barquisimeto-VEN