2012 está marcado por vários e vários acontecimentos no Figueirense. Imagem: Blog Manto Alvinegro |
Enfim, muitas coisas aconteceram, mas voltamos ao foco, a situação do Figueirense no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, um confronto de vida ou morte contra o Palmeiras no Scarpelli. Será um jogo para as duas equipes talvez morrerem abraçadas ou então, uma delas dar mais um passo para buscar sair do rebaixamento. O Figueirense tem a maior chance já que possui 22 pontos e é 18º colocado atualmente. O alvinegro não pode pensar nem em empate e muito menos em derrota. O Palmeiras atual campeão da Copa do Brasil vive momentos turbulentos e uma forte crise se instalou no time paulista que demitiu Felipão antes do confronto contra o Figueira e que agora tem Gilson Kleina ex-Ponte Preta no seu comando.
A frente do Figueirense está o Sport que é o 17º colocado e tem 24 pontos e depois o Flamengo que é o primeiro fora da zona e que tem 28 pontos, entretanto o time carioca tem um jogo a menos. Do 11º ao 15º temos clubes que podemos considerar candidatos ao rebaixamento, alguns deles seguiram uma boa sequência de resultados e avançaram na tabela. Algo que é o que nós precisaríamos fazer para poder escapar da zona. Dos possíveis candidatos então ao rebaixamento que podemos considerar e destacar são a Ponte Preta que é a 11ª com 33 pontos, Náutico 12º com 31, Bahia 13º também com 31, a Portuguesa 14º deu uma decaída e soma 29 e por último o Coritiba 15º com 28. Temos uma diferença de 6 pontos para o 16º e 15º, respectivamente Flamengo e Coritiba.
Já estamos na 26ª rodada e ainda temos chance de escapar, porém, uma derrota ou empate com o Palmeiras diminuiria obviamente as chances de fugir da queda para a série B. Tudo isso porque é aquilo conforme já comentei por aqui, pois para tentar escapar é preciso seguir uma sequência de resultados positivos. Contra o Bahia, no mínimo o empate já seria algo valioso, a vitória mais ainda pois seríamos o 17º com 25 pontos e com chances mais claras e reais de sair da zona de rebaixamento tendo apenas 3 pontos de diferença para Flamengo e Coxa.
Neste sábado é dia de o torcedor marcar presença no Scarpelli e apoiar, incentivar, dar força aos jogadores e comissão técnica para que os mesmos continuem tentando buscar o objetivo. Se cairmos, pelo menos será com luta e não do jeito que estava antes de Márcio Goiano assumir o comando. O time já é outro e tem outra postura, vamos continuar tentando. Apesar disso, não mudo minha opinião que foi dada meses atrás, na minha visão, a série B infelizmente é logo ali, mas, não dá para deixar de torcer e comparecer ao estádio para apoiar, afinal de contas, ser torcedor é nas horas boas e ruins.